Salário mínimo 2022: Quais benefícios e programas mudam valor com reajuste?
Correção do salário mínimo deve atualizar valor dos benefícios federais. De acordo com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o piso salarial nacional deve ser reformulado anualmente. A mudança é feita com base nos indicativos da inflação, levando em consideração o desempenho econômico do ano anterior. Para 2022 já há uma previsão.
Apesar de ainda estarmos em agosto, o governo federal já liberou uma previsão do salário mínimo de 2022. De acordo com a equipe econômica, o piso nacional poderá chegar a R$ 1.177, não trazendo um aumento real e significativo para a população.
Como funciona o cálculo do salário mínimo?
Para poder determinar o novo salário, o governo precisa avaliar seu desempenho econômico ao longo dos 12 meses do ano anterior. Isso significa que o piso de 2021 deve ser reajustado com base na inflação de 2020, que por sua vez só pode ser definida em dezembro.
Com a pandemia do novo coronavírus, o país vive um momento delicado de crise. O preço de diversos produtos, desde o setor de alimentação até combustível e energia aumentou em mais de 50%. Supostamente, o valor do salário a ser ofertado também deveria ser ampliado, uma vez em que o custo de vida se tornou mais caro.
É válido ressaltar que, aumentar o valor do salário mínimo significa aumentar as despesas do governo. Isso justifica o motivo da previsão que não trás retorno para a população.
A cada R$ 1 acrescentado no piso nacional, a União passa a ter novos bilhões em sua conta, tendo em vista que a definição dele impacta nos salários do INSS e demais benefícios, como o seguro desemprego.
Fonte: Portal FDR