(51) 99838-5838 | Telefone: (51) 3028.3443 | E-mail: contato@ksadvogados.com.br

KS Advogados -

Parou de contribuir para o INSS? Veja prazos para manter os benefícios previdenciários

Notícias   |  27/04/2021

A crise gerada pela pandemia está levando muitos segurados a terem dificuldade para manter as contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em dia. A qualidade de segurado, ou seja, o direito de contar com os benefícios do INSS como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, depende da regularidade dos recolhimentos mensais para a Previdência Social.

Os trabalhadores assalariados têm o desconto automático na folha de pagamento. No caso dos trabalhadores sem carteira assinada ou de segurados sem atividade remunerada, é possível efetuar a contribuição de forma facultativa.

Em regra geral, os segurados podem ficar sem contribuir para a Previdência por até 12 meses sem perder o direito aos benefícios do INSS, o chamado “período de graça”. Entretanto, o prazo cai para seis meses para os trabalhadores que efetuam a contribuição na categoria facultativo.

Já no caso do licenciamento de cidadão incorporado às Forças Armadas para prestar serviço militar, o limite é de três meses.

O direito aos benefícios, para quem é CLT, é prorrogado por mais 12 meses no caso de já terem sido efetuadas mais de 120 contribuições mensais sem a perda da cobertura. Também é possível mais uma prorrogação de 12 meses no caso de o segurado estar desempregado.

Em resumo:

• Trabalhadores CLT podem ficar até 12 meses sem contribuir;
  • prazo pode ser prorrogado por mais 12 meses para quem contribuiu por 10 anos sem interrupção;
  • mais uma prorrogação por 12 meses é possível caso o segurado esteja desempregado;
  • Para quem contribui como facultativo, prazo é de 6 meses, sem possibilidade de prorrogação;
  • Limite é de 3 meses para trabalhador licenciado para prestar o serviço militar obrigatório.

Carência

Para recuperar a qualidade de segurado, é necessário que as contribuições sejam retomadas e que seja cumprido um tempo de carência – número mínimo de contribuições mensais necessárias para que o segurado tenha direito aos benefícios do INSS.

O período de carência varia conforme o benefício. São necessários 10 meses para o salário-maternidade, 12 meses para o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez e 24 meses para o auxílio-reclusão.

Fonte: G1